terça-feira, março 02, 2010

Porque a beleza não deve ser só exterior...

Já estou na base de dados para poder doar medula óssea!


Então, na 6ª feira passada dirigi-me ao Centro de Histocompatibilidade (ufa, que palavrão!) do Norte, que se localiza num edifício junto ao Hospital S. João. Num instante fui atendida (porque infelizmente pouca gente lá vai), preenchi um inquérito, foi-me explicado todo o processo e tirei uma pequena amostra de sangue.

Este processo consite em ficarmos inscritos numa base de dados internacional, e, na eventualidade de alguém com as mesmas características que eu necessitar de medula, somos contactados para a realização da dádiva. Eu antes de lá ir tinha muitas idéias erradas. Pensava que quando fossemos chamados, nos tivessemos de dirigir rapidamente ao hospital para realizar a colheita... Como quando há transplante de órgãos! Mas nada disso! O processo é realizado com muita calm,a pois depende de muitos factores, como a condição do doente, o estado de saúde actual do dador, etc. Por isso desde que somos chamados até à realização da colheita de medula óssea, tudo isto pode demorar 4 meses.

Outra ideia errada que tinha era que a dádiva em si era muito dolorosa... Na verdade existem dois métodos para realizar a colheita de medula, e cabe ao dador a sua escolha. Um dos métodos consiste em extrair sangue pelo braço, e do sangue são extraídas as células necessárias. O outro método é feito no bloco operatório, sob anestesia (agora não me recordo se é local ou geral), e consiste em fazer a extracção numa picada no osso da bacia. Por isso dor propriamente dita, não existe!

Por isso gente, não custa nada, e podemos um dia ajudar a salvar a vida de alguém.
Para mais informações consultem os sits dos Centros de Histocompatibilidade (C.H.) das vossas zonas:


Relativamente às Ilhas da Madeira e dos Açores, não consegui saber como se desenrola este processo... Caso alguém saiba pf que diga.

Para além destes locais, regularmente são feitas campanhas de recolha de recolha de amostras de sangue para quem se quer inscrever como dador em vários locais (escolas, bombeiros, paróquias, etc). Podem consultar estes locais nos sites que indiquei em cima.

Se eventualmente tiver dado alguma informação errada, pf corrijam-me!

Beijinhos para todas!

PS - A foto de cima nada tem a ver com o assunto, mas eu simplesmente adoro girassóis. =)

6 comentários:

  1. Por acaso tb já lá estou e fiz através da colheita de sangue, coisa que é simples.

    ResponderEliminar
  2. Olá, parabens pela iniciativa, já lá estou inscrita à cerca de 5 ou 6 anos e também sou dadora de sangue, se todos dermos um pouco podemos salvar muitas vidas. Bjos doces

    ResponderEliminar
  3. eu acho que es muito corajosa!! eu tenho medo de agulhas e tudo o resto! Nas analises choro sempre, que vergonha. Por isso nunca dei sangue, mas um dia gostava. Nao sei se posso, porque e necessario ter no minimo 50kg, mas nao sei se isso se aplica a toda a gente ou so para aqueles que estao a baixo do peso normal.

    ResponderEliminar
  4. Pistaxa e Dudis,
    é isso mesmo, lindas meninas! =)

    Rita,
    acho que é mesmo necessário ter-se mesmo mais de 50 Kg, independentemente do sexo e da idade.

    Beijinhos para todas*

    ResponderEliminar
  5. É, infelzmente não tenho esse problema de não atingir os 50kg.

    Ok, agora deprimi LOOOOOOL

    ResponderEliminar
  6. Pois, a minha barreira dos 50kg também onde é que já vai! =D
    E não sou alta e espadaúda! Lol

    ResponderEliminar