quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Hoje foi dia de...

DAR SANGUE

Á terceira foi de vez! Já tinha tido duas tentativas frustradas de dar sangue: a primeira vez porque a tensão me desceu demasiado e tiveram que interromper a "dádiva" (só consegui dar um bocadinho de sangue, apenas suficiente para fazer análises), e da segunda vez não fui aceite como dadora porque tinha a contagem de hemoglobina muito baixa!

Mas resolvi tentar novamente e felizmente consegui dar sangue!
No hospital foi-me dito que na região Norte existe muito mais sangue em reserva do que nas regiões Centro e Sul, onde pelo contrário, há falta. Ao que parece os nortenhos são mais generosos. =)

Amanhã vou voltar ao hospital, mas ao Centro de Histocompatibilidade, para me inscrever na base de dados como dadora de medula óssea. Também não custa nada: é só tirar uma amostra de sangue e aguardar que alguém compatível necessite, e somos chamados para a colheita! Não sei mais detalhes porque apenas me informei "por alto" com uma enfermeira, só amanhã conhecerei melhor este processo.

Por isso, meninas (e meninos), toca a dar sangue! =D

Beijinhos para todas.

6 comentários:

  1. Essa da contagem da hemoglobina é o meu problema! Mas dou-te uma dica, vai sempre assim uns 2/3 dias antes da menstruação, que a hemoglobina costuma estar mais alta!
    Também já está na altura de eu ir dar, só que tenho que esperar pela dita altura :X
    No centro de histocompatibilidade já estou inscrita =D
    Sinto-me tão bem "espiritualmente" quando dou sangue =)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. nunca doei sangue, acho que não posso porque tenho algumas alergias, mas muito boa iniciativa essa tua! :) aqui na Madeira não há falta de sangue também.

    :****s

    ResponderEliminar
  3. Ana Rita,
    Por acaso não sabia disso de ir uns dias antes da menstruação! Obrigada pela dica! :)
    Aliás, nem foi por acaso que não sabia, foi porque a médica que me atendeu não primava pela simpatia e nem me deu informações quase nenhumas! Pelo contrário, as enfermeiras eram umas queridas, super simpáticas. Da outra vez que me rejeitaram (já foi há uns 5 anos) acho que o médico me disse que comer certos alimentos fazia regular o nível de heomoglobina, mas já não me lembro quais eram. =/
    E concordo contigo, uma pessoa sai de lá a sentir-se melhor consigo mesma. =)

    Miss Tee, não sei se o facto de se ter alergias condiciona o poder dar sangue ou não. Mas não me fizeram perguntas nenhumas relativamente a isso! Nesta altura (infelizmente) deve ser preciso muito sangue na Madeira. :(

    Beijos para todas***

    ResponderEliminar
  4. Pois... Comigo resulta sempre! ^^ Dos alimentos sei alguns: fígado (blherk!), feijão vermelho, acompanhar as refeições com sumo de laranja (acho que comer laranjas também deve resultar não é xD) - porque a vitamina C ajuda na absorção do ferro - e neste momento não me lembro de mais nenhuns x)
    A primeira vez que dei sangue foi aos 18 anos x) Acharam muita piada lá no serviço de sangue porque não costuma lá aparecer muita gente com esta idade :X

    Quanto à MissTee, eu também acho que as alergias não influenciam nada! Eu tenho rinite alérgica e nem nunca me perguntaram por ela ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Ana Rita, fígado? :S

    Se é coisa que só o cheiro me dá vómitos (e peço desculpa a quem gosta)é fígado! Tenho trauma porque era uma das comidas que serviam quando era pequena, no infantário; fígado de cabolada com batata cozida! Lol Quanto ao sumo de laranja, bebo todo o santo dia! ^^ Feijão vermelho também adoro, aliás, adoro todo o tipo de feijão, desde o branco ao preto! =D

    Beijoca*

    ResponderEliminar
  6. É verdade Ana. Fígado :X Eu quando era pequenina dizia para a minha avó "Oh avó, não gosto nada deste bifinho!" xD As pessoas comem cada coisa :X

    Beijinhos*

    ResponderEliminar